sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sonho Que o Tempo Realiza

     O ser humano “pensa, logo existe”, como deduziu o filósofo e matemático francês, Descartes, no seu magistral pensamento: “Cogito, ergo sum” (penso, logo existo). Descartes chegou a essa conclusão após vencer séria dúvida da sua própria existência, quando questionou todo o conhecimento humano medieval.
     Seguindo a linha dos filósofos e doutrinadores da Igreja, passamos a ser eternos sonhadores, porque o sonho também é engenhosidade do pensamento. Alguns sonham com amores e amores que consideram na realidade quase impossíveis. Outros sonham com dinheiro - dinheiro e riqueza sem conta e com muitos “contos”. Outros, muitos outros, sonham em superar a miséria.
     Os que trabalham e trilham pelos caminhos apropriados conseguem sair da miséria para a vida com dignidade, bem maior e mais sublime, que o Criador concede ao justos. Esses que sonham em superar o estado de miserabilidade em que vivem, e conseguem, alcançam a realização dos sonhos que globalizam: amores, dinheiro e riquezas sem conta e com “contos”. Pois, conforme nos prova a prática, os que encontram o caminho da vida com dignidade elegem uma hierarquia de valores na qual tudo que é material vem por último. Assim, o ser supera o ter, e o “ser digno” torna-se moeda que legitima a felicidade.
     Já disse um pensador político que: “quem tem tempo não tem pressa”. Como o tempo é o próprio Deus, quando o elegemos o nosso Ícone da vida, temos tempo suficiente para sonhar e realizar nossos sonhos. Nós, os que já atingimos a idade terceira, se ainda não realizamos todos os nossos sonhos, estamos atrasados no tempo, embora ainda nos reste espaço.
     Mas o que seria mesmo o nosso sonho maior, aquele mais importante de toda a nossa vida? A verdade é que, no mínimo, não pode ser efêmero, passageiro; logo teria que ser a eternidade. É pouco?O meu sonho, sem me colocar como pretenso merecedor de vê-lo realizado, sempre foi, é e  continuará sendo a Eternidade!
     O bom de tudo isso é que já o estou realizando. Na medida em que a minha felicidade consiste em tornar feliz aquele a quem amo, já eternizo o meu maior sonho. Eu sou feliz na felicidade de minha companheira de toda a vida, na felicidade dos nossos filhos, aos quais procuro dar o meu “contributo” sempre que posso. Na felicidade dos nossos netos, que vemos crescer em todas as dimensões. Na felicidade dos amigos sinceros; aqueles que nos abraçam na alegria e na tristeza, que riem com as realizações, tanto nossas como dos nossos descendentes e choram conosco quando o momento é de tristeza.
     Não tenho qualquer tipo de dúvida: O TEMPO REALIZA OS NOSSOS SONHOS!
Adelso Ramos Ferreira
RC Caruaru

Nenhum comentário: