sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dezembro: Mês da Família

     O nosso Quadro Social mudou, e evoluiu a partir da presença das mulheres, em 1989. Hoje o Rotary não é mais restrito apenas aos Rotarianos. Rotary no seu segundo século de existência é cada vez mais um movimento familiar, cada vez mais um movimento da Família Rotária.
     Quando o Rotary consagra o Mês de Dezembro de cada ano à FAMILIA ROTÁRIA nos seus programas, isso significa a integração da Família Rotária na vida dos clubes, para que ela participe dos programas, das atividades, das decisões.
     Não queremos que o Rotary seja visto como uma obrigação a ser cumprida, uma organização que afasta as pessoas das famílias. Os clubes devem promover um ambiente familiar onde prevaleça a amizade e a confraternização para que todos possam participar dos eventos e projetos do clube.
     Todos os clubes devem ter sempre em mente, integrar a família de forma atuante, que será uma parte essencial dos esforços para a retenção dos sócios.
     A Família Rotária é formada pelos rotarianos e rotarianas, os cônjuges, os filhos, netos, irmãos, sobrinhos, Rotaract, Interact, Rotary Kids, ex-Bolsistas da Fundação Rotária, são a família dos rotários falecidos, dos companheiros doentes que deixaram de frequentar o clube, mas que constituem amigos e rotarianos do coração; são membros dos IGE são os dirigentes do Rotary, as instituições assistidas pelo Clube. Todos esses constituem a Família Rotária.
     A família Rotária integra o Quadro social do clube e, como tal, tem o direito e o dever e participar das reuniões plenárias, dos projetos, eventos, sugerir programas, apresentar novas ideias, tomar iniciativas e até criticar, usando a tribuna ou o Boletim para manifestar a sua visão. Enfim, deve estar presente no dia-a-dia do clube.
     Para que possamos fazer da nossa vida dentro do clube uma atividade agradável, saudável, rica de companheirismo, uma amizade que nos impulsione para a prestação de serviços, é preciso integrar a Família Rotária na vida do clube. No momento em que tivermos nos clubes a integração da Família Rotária, teremos a certeza de que as reuniões serão sempre mais agradáveis, de que os trabalhos serão mais amenos, mais fáceis de serem executados, de que a nossa atividade será mais agradável.
     Se cada Rotary Club for de fato a casa da Família Rotária, esta será o motor que o impulsionará para o sucesso no cumprimento das suas metas.

Nenhum comentário: