terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Freio da "Besta"


O ser humano, essa maravilhosa experiência de Deus, que ainda não deu certo, é capaz de cometer atos e ações espetacularmente grandiosos e, em contrapartida, sandices das quais até o diabo duvida.
Mas, pela graça do Criador tem evoluído, em certas fases, às vezes curtas, às vezes mais longas, e continua sempre buscando a perfeição, que jamais conseguirá, porque esta é apanágio de Deus.
Entre as invenções de relevo, nascida da engenhosidade humana, está a imprensa. Instituição que, escrita, falada ou televisada, tem sido o instrumento para as grandes conquistas da humanidade e também, em contrapartida, para  severas punições aos insensatos, e raramente, até de sensatos.
Desde que Gutemberg iniciou o processo de impressão, que sucedeu à escrita cuneiforme, a humanidade tem se valido da imprensa para divulgar os acontecimentos evolvendo as suas atividades. Seja através de jornais, revistas, livros didáticos, romances, história e estória.
A imprensa tem sido a via de grandes pensadores, políticos, doutrinadores, santos e diabos. Os pensadores, através da imprensa firmam o nome. Os políticos, ao divulgarem suas realizações e falácias, têm se projetado. Os santos ensinam, dão exemplo e são exemplo que, divulgados influenciam os seguidores. Os diabos perseguem, espoliam, difamam, machucam e matam, se utilizando do invento maravilhoso de Gutemberg.
Mas, em qualquer circunstância, a imprensa tem sido a tabua de salvação dos sensatos e a justiceira dos maldosos e incorretos. Ao cometer as mais absurdas ações contra a sociedade, muitas vezes bandidos poderosos, pelo fato de terem poder e dinheiro, não sofrem a punição da justiça, como ocorre com os despossuídos que delinqüem. Mas, onde existir uma imprensa livre, acabam por serem denunciados, vindo a sofrer, pelos menos, a punição que representa a execração pública.
Um ser humano decente jamais moverá uma palha para amordaçar a imprensa do seu país, porque queiram ou não os insensatos, a imprensa é “o freio da besta” que existem em cada um de nós.
Adelso Ramos Ferreira é Advogado
e sócio representativo do Rotary Club Caruaru

Nenhum comentário: