sábado, 11 de setembro de 2010

Vivendo de Sonhos


Preciso, urgentemente, mudar o meu radicalismo démodé – fora de moda – deixando de repetir que “o ser humano é uma experiência de Deus que ainda não deu certo”, uma vez que tudo está mudando, de maneira tão impressionante que não há mais lugar para pessimismo!
Na área em que exerço minha profissão, formada por juízes; promotores e advogados, com a colaboração de todos os servidores da justiça, há uma preocupação exacerbada com a celeridade na distribuição de justiça. Todos querem que os direitos dos cidadãos sejam assegurados com a celeridade necessária, que os beneficiem,  ainda em vida, mas sem que sejam atropelados pela pressa que a lei coíbe.
Os cidadãos, por seu lado, deixando a esperteza de lado, juntamente com os seus advogados, se utilizando apenas, e tão somente, da verdade, para obterem resultados positivos em seus pleitos.
Todo o profissional que atua na defesa dos interesses da sociedade, sendo devidamente respeitado, o que faz com que muitos se redimam dos seus erros, deixando de vender fantasias, que não têm, nem podem entregar.
Padres e Pastores sem clientela, tanto para participar dos eventos religiosos, como para ser ouvida na confissão de “pecados” e injustiças praticadas contra os seus irmãos, porque todos estamos cumprindo, ao pé da risca, os mandamentos da lei de Deus!
Presídios esvaziados porque os seus contumazes ocupantes têm, na sua maioria, optado pela recuperação, motivados pelo comportamento ilibado das autoridades encarregadas da prisão; da guarda e da aplicação das penas que lhes foram aplicadas.
Empregadores, de todos os ramos e dimensões, preocupados com os seus servidores e funcionários, ao ponto de lhes pagar salários justos que possibilitam uma vida digna e saudável, inclusive às suas famílias.
Empregados, de todos os matizes, que se comportam com a dignidade dos santos, cumprido as suas obrigações, com honestidade e zelo, sem jamais encontrar motivos para serem acusados de exercer a esperteza, que no passado era regra.
Agiotas, inclusive banqueiros, todos com drama de consciência pelos juros escorchantes cobrados dos seus clientes, procurando-os para devolver valores que receberam multiplicados por dez; cem; mil, pelo valor do empréstimo concedido.
Políticos que riem, não dos eleitores, mas das façanhas que realizam em defesa dos cidadãos/contribuintes, ou não, que neles confiaram o voto para defender os interesses da comunidade e do país.
Só que é preciso ressalvar que tais benesses são irreais, utópicas e só ocorrem no período noturno, precisamente quando estamos dormindo e tendo todos os sonhos maravilhosos e nunca se concretizam.
Portanto sendo irreal, como todas as utopias, nos mostram apenas uma realidade: não podemos viver de sonhos!
Adelso Ramos Ferreira é do Rotary Club Caruaru

Um comentário:

Kira Aderne disse...

Olá Julhinho!

Parabéns pelo trabalho à frente to Rotary. Esta é uma instituição muito importante para a sociedade em muitos lugares do mundo!

Grande abraço,

Kira Aderne