O papel da mulher rotária se limitava em desenvolver projetos filantrópicos junto à Casa da Amizade e acompanhar o esposo rotariano nas festivas, visita oficial do Governador do Distrito, e outros momentos de companheirismo.
De 1905, ano da fundação do Rotary, até 1988, o Quadro Associativo de cada Clube era constituído apenas por homens. A partir de 1989 a mulher pôde ingressar como rotariana. A rotariana engajou-se nos projetos sociais e humanitários, abraçando o Ideal de Servir da Instituição, mesmo sendo um contingente muito pequeno nos Clubes. A presença da mulher em Rotary aproximou a dama rotária para fazer crescer a força feminina pela sua sensibilidade e pela sua capacidade de multiplicar seu tempo.
Daí surgiu a idéia de fazer esse encontro anual. Agora foi elaborado um programa bastante diversificado com informações sobre o Rotary, palestras sobre vários temas, momento de companheirismo e atrações, além de homenagens às mulheres da sociedade que se destacaram na prática de serviços humanitários. O intuito sempre foi trabalhar os dois segmentos principais do Rotary: companheirismo e serviço, sempre unindo a família rotária, tendo a mulher como o grande foco.
Iniciamos no ano rotário 2001-2002, sob o lema A Humanidade é a Nossa Missão, com o Governador Kleber Toscano. O primeiro encontro aconteceu no auditório da OAB, com o apoio do EGD Arlindo Carolino Delgado, então presidente daquele órgão. Por ter sido uma iniciativa do RC João Pessoa Sul, promovemos os dois primeiros encontros no âmbito do clube, convidando os demais a participarem. Entretanto, já a partir do terceiro evento, oito clubes da Grande João Pessoa estavam engajados. Precisamos fazer a nossa parte. Precisamos conquistar colaboradoras, qualificar lideranças, estimular e fortalecer os projetos positivos que estão transformando para melhor, milhares de vidas no Brasil e no mundo. Esta tarefa somente poderá ser feita num esforço conjunto.
Portanto, convidamos as damas rotárias para, junto com seus esposos rotarianos ou não, para trilhar um novo caminho da colaboração, do engajamento, do resgate de tantos carismas para o novo século da nossa instituição.
Desde o V Encontro, escolhemos um lema para o evento, sempre pautado no lema do presidente de RI. Começamos com o lema Um Novo Século... Uma Nova Mulher; no VI, “Trilhando Caminhos para o Servir”; no VII, “A Magia do Compartilhar em Rotary” no VIII Encontro é “Compartilhe e Transforme Sonhos em Ações”, tendo como foco o tema “Voluntariado”.
Faremos este ano de 2010 o X Encontro da Mulher Rotária, como a última edição do evento, com o lema “A Alegria do Serviço, na Dedicação de Todos”. E a Ação Humanitária será o início de uma Campanha, juntamente com o Hemocentro, para doação de medula óssea, envolvendo os dez clubes das áreas 15 e 16. Foram dez eventos que nos trouxeram a realização pessoal de cada um que participou da organização, com os sacrifícios e percalços inerentes a tudo que se pretende fazer. Temos a felicidade de, na décima edição, ter uma mulher na Governadoria do nosso Distrito – a companheira Tereza Neuma de Castro Dantas – dando um significado maior no encerramento.
Francinette de Luna Máximo
Rotary Club João Pessoa Sul
Coordenadora do X Encontro da Mulher Rotária
João Pessoa – Paraíba – Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário