O rotariano distingue-se de todas associações, porque os estatutos que regem seu clube estão voltadas mais para o ideal de servir a seu próximo do que a si mesmo, por cuja razão o Rotary cresce e se expande por todos os países regiográficos; a sua história não se modifica porém, se repete, propagando os seus frutos, que têm como princípio a paz da humanidade. O ideal de servir leva-o aos confins da terra, especialmente, onde há mais necessidade de um trabalho de orientação e assistência as comunidades; sem orçamento e sem verba, um recurso próprio, porém, com o simples desejo de ser útil e servir, transformando a vida e impulsionando o progresso através da união da coletividade.
Não há palavras que explique o que o Rotary tem feito nos países mais pobres do mundo, especialmente na África; onde a fome e a doença assolam a humanidade; pode considerar-se um milagre. A erradicação da poliomielite é uma das suas grandes histórias a contar, mesmo recebendo a colaboração dos governos, o esforço do Rotary foi a bandeira hasteada em vários pontos das pátrias onde lutava-se por uma felicidade geral. Rotary leva esperança e o seu trabalho não se acabou. Palavras de um ex governador distrital.
Realmente, sem sombra de dúvida, é uma instituição que cresce ordenadamente, levando aos povos mais sofridos condições de vida, a fim de que sobreviva das intempéries do tempo, em qualquer das esferas do mundo material. Se Paul Harris estivesse vivo, estaria estarrecido com o desenvolvimento da sociedade que ele havia criado em um dos momentos mais difíceis de sua vida profissional, isolado da família e com saudade de sua terra natal.
Adauto Bezerra de Lima
Sócio do RC Caruaru Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário