A visita de Onildo Almeida ao nosso clube no dia 28/10 deixou muita alegria. Onildo fez questão de iniciar falando do nosso saudoso companheiro e poeta Rafael Barros, que foi parceiro em algumas canções suas. Cantou a música “As Mãos de Vitalino” fruto de sua parceria, dando a tônica do que seria sua palestra.
E foi Mesmo um sucesso. Onildo contou como foi feita a música “A Feira de Caruaru”, falou dos encontros com Luiz Gonzaga, de alegrias e tristezas dessa parceria magnífica com o Rei do Baião. Em seguida, apossou-se do violão, soltou a voz recheada das “nossas” músicas, aquelas que nunca sairão da moda, pois deixaram de ser de Onildo para serem parte da nossa história.
Foi impressionante ver a cara de felicidade de cada rotariano e cada dama da casa da amizade, expectadores daquele show. Sem sombra de dúvidas, foi uma das melhores reuniões que tivemos em nossa gestão, apesar da pequena freqüência.
Por falar em freqüência, segue a freqüência das últimas reuniões para uma reflexão: o mês de setembro teve uma média de 63% de freqüência, enquanto outubro foi de 59%, o que considero como vergonhoso, pois no ranking de freqüência do Distrito 4500 nosso clube nunca esteve em tão má situação. As duas últimas reuniões (21 e 28/10) tiveram 17 ausências em cada uma delas. Alguns companheiros assumiram compromissos profissionais e avisaram antecipadamente; outros tiveram problemas particulares e também justificaram , mas, infelizmente, boa parte sequer fez a recuperação, quando nossa cidade conta com mais 3 células rotárias, sem contar a facilidade de recuperação via e-clube.
Novembro é o mês da Fundação Rotária, que tem como missão apoiar os esforços do Rotary Internacional em prol do alcance da paz e compreensão mundial através de caráter humanitário, educacional e de intercâmbio cultural. Neste mês a Fundação Rotária incentiva a participação de clubes e rotarianos a ser envolverem de diversas maneiras. É possível colaborar de diversas formas: procurando os melhores candidatos para bolsas educacionais, intercâmbio de jovens, hospedando bolsistas ou membros de IGE, planejando e implementando projetos ou simplesmente atuando na Comissão da Fundação. A Fundação Rotária é apoiada de forma concreta através de contribuições voluntárias de rotarianos ou de pessoas que congregam o mesmo espírito de visão de um mundo melhor. Para comemorar esse mês, nada melhor do que envidar esforços para criação de consciência de sua importância para humanidade, mas acima de tudo sermos mais atuantes através de nosso comprometimento e doações. Como exemplo, o nosso clube dispões de um banco de cadeiras de rodas que precisa de um aporte de novas cadeiras, outro exemplo é o RYLA que realizaremos no dia 27 de novembro, que tal se engajar? A nível internacional, as nossas contribuições ao Programa Pólio Plus, que foi iniciado em 1985, continuam dando o sustentáculo às atividades de erradicação da doença, em parceria com a OMS, CDC e UNICEF. Mas cada rotariano, de per si, pode prestar um inestimável serviço à população mundial e local, seja através de serviços voluntários ou através de apoio financeiro.
O rotarianismo passa por um momento ímpar em nossa cidade. A união dos presidente de clube no intuito de fortalecer a instituição e acima de tudo de mudar os paradigmas, aproximar os clubes e sócios é fator preponderante para o crescimento do Rotary em nossa cidade. Mas ninguém trabalha só, como diria o poeta “uma andorinha só não faz verão”. Faz-se necessária a presença efetiva, a freqüência, a representatividade, o companheirismo de cada um de nós, senão todo esse nosso esforço será em vão.
Portanto, ao final, resta-me tão somente conclamá-lo. Nos 10 anos que tenho de Rotary vi homens de bem, honrados e batalhadores, fazendo valer a máxima de Rotary “DAR DE SI, ANTES DE PENSAR EM SI”. Mãos à Obra!
Julio Freitas
Presidente do RC aruaru Sul, Distrito 4500
Nenhum comentário:
Postar um comentário